Marque sua Consulta Dr Saúde Bh- 31 97110-6665-jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html

Marque sua consulta conosco o mais Rápido que pudermos lhe atender: http://jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html Vamos procurar todas as especialidades médicas, com grande diferencial, melhores preços, melhor atendimento, melhor experiência e seriedade na ciência, no diagnóstico. Ligue 31 97110-6665

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Saiba quando procurar atendimento em Pronto-Socorro ou em consultório médico


Especialista explica as principais diferenças entre emergência e urgência e os quadros de saúde que devem ser avaliados e acompanhados em consultório  
Rio de Janeiro, RJ (setembro de 2017) – Procurar o Pronto-Socorro (PS) de um hospital quando há algum sinal de que a saúde não está bem se tornou um hábito bastante comum entre os brasileiros. O PS é destinado, prioritariamente, a situações com risco iminente de morte ou quando é necessário manter as funções vitais de uma pessoa. No entanto, a grande maioria dos atendimentos realizados em um Pronto-Socorro é de casos com indicação ambulatorial, ou seja, para atendimento em consultório, com um clínico geral ou especialista. Nos PSs das unidades do Americas Serviços Médicos – grupo médico-hospitalar que reúne hospitais de referência no país –, apenas 15% das situações atendidas (cerca de 30 mil consultas) são de emergência ou urgência.
O médico Cesar Lima, coordenador da emergência do Hospital Samaritano (Botafogo) – que integra o Americas Serviços Médicos –, explica que o Pronto-Socorro é destinado a situações de emergência, quando uma pessoa necessita de atendimento imediato, em razão do risco iminente de morte. Pacientes em situações críticas, com infarto agudo do miocárdio, sinais de acidente vascular cerebral ou ferimentos graves, como os provocados por armas de fogo, precisam de suporte médico logo que passam pela porta de entrada de um Pronto-Socorro”, destaca.
Por outro lado, a urgência é caracterizada por casos que necessitam de atendimento rápido, que não colocam, necessariamente, a vida de uma pessoa em risco imediato, mas podem levar a um problema de saúde em curto ou médio prazo, como dengue, sarampo, febre, dores de repetição ou alergias, entre outros. “Ainda assim, se o paciente está inseguro quanto aos sintomas, o melhor a fazer é procurar um Pronto-Socorro para receber a orientação adequada e, se for o caso, receber encaminhamento para um especialista em consultório, com hora marcada”, diz o médico.
Doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm indicação para atendimento e acompanhamento em consultório. Nele, também são igualmente importantes as consultas anuais, de rotina, a fim de identificar e prevenir doenças como o câncer de próstata (nos homens, a partir de 40 anos) e o câncer de mama (nas mulheres).

Nenhum comentário:

Jornal de Saúde informa

Jornal de Saúde