Marque sua Consulta Dr Saúde Bh- 31 97110-6665-jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html

Marque sua consulta conosco o mais Rápido que pudermos lhe atender: http://jornaldesaude.com.br/drsaudebhmarcacao.html Vamos procurar todas as especialidades médicas, com grande diferencial, melhores preços, melhor atendimento, melhor experiência e seriedade na ciência, no diagnóstico. Ligue 31 97110-6665

terça-feira, 24 de abril de 2018

Cerca de 30% dos brasileiros têm hipertensão, condição que aumenta o risco de doenças cardiovasculares



 

O dia 26 de abril é marcado pelo Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, que alerta para a importância da redução dos riscos cardiovasculares a partir do controle da pressão. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que cerca de 30% da população adulta têm hipertensão no Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, quase trezentas mil pessoas morrem por ano no País em decorrência de doenças cardiovasculares, e metade delas por causa da pressão alta.

A hipertensão é grave, também, por ser silenciosa. Como resultado, a doença é responsável, ainda, por 40% dos infartos e 80% dos acidentes vascular cerebral (AVC). “A hipertensão pode ser causada por questões genéticas. Outros fatores de risco mais comuns são, principalmente, dieta inadequada, com excesso de sal, obesidade, sedentarismo e tabagismo. Muitas pessoas nem sabem que têm o problema pela ausência de sintomas, até que ocorra algo mais grave. Por isso a medição da pressão periodicamente pode salvar vidas, bem como a prática de atividades físicas, pois a caminhada, por exemplo, tem um efeito vasodilatador importante”, explica o cardiologista, José Pedro Jorge Filho.

Baixas temperaturas

A mudança de estação acende outro alerta, uma vez que os casos de hipertensão podem aumentar em razão das baixas temperaturas. “O calor é vasodilatador e, com o frio, o calibre dos vasos diminui para preservar a temperatura corporal. Assim, o organismo tem uma sobrecarga de esforço para fazer o sangue circular, e os casos de complicações em hipertensos aumentam no inverno. Algumas vezes é preciso rever a medicação”, esclarece o especialista.

Promoção da saúde

O excesso de peso é um dos grandes fatores de risco para a hipertensão e a OMS aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo, que atinge cerca de 600 milhões de pessoas. Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mais da metade da população brasileira está com sobrepeso e a obesidade já atinge 20% dos adultos.

Para ajudar os clientes nas escolhas saudáveis e na construção da qualidade de vida, a Unimed-BH oferece os Grupos de Promoção da Saúde, que contam com serviços assistenciais realizados nos Centros de Promoção da Saúde. O Grupo de Perda de Peso atua na melhoria da qualidade de vida, com foco na alimentação saudável, cuidado sistêmico de cada paciente e mudança de comportamento. O Grupo sugere intervenções voltadas para mudanças a longo prazo e os clientes são acompanhados por um nutricionista e um psicólogo.

Participante do Grupo, o administrador Edcarlos da Silva Leal, de 33 anos, perdeu 42 quilos desde que começou a seguir as orientações. “No meio do ano passado fui encaminhado pela nutricionista para o Grupo de Perda de Peso, quando estava pesando 138 quilos. Não conseguia caminhar na esteira, tinha dores no joelho e cansaço. Hoje, com 93 quilos, frequento a academia e minha pressão já está mais controlada. Eu já tomava remédio para pressão alta e os médicos sempre me disseram que a atividade física era fundamental, associada à perda de peso, e isso foi um incentivo para um novo tipo de vida”, conta.

Nenhum comentário:

Jornal de Saúde informa

Jornal de Saúde