Noutro em visita a médico, que além de consultório atende em plantões, em um dessas ele contou que socorreu um rapaz todo queimado e com feridas de explosão de celular que explodiu enquanto ele falava no aparelho.
O choque revela sua potência e letalidade somente quando a pessoa recebe a descarga. Até então, pode até se brincar com o choque como fazer os eletricistas.
O pensamento acima é para ilustrar que o alerta sempre é feito para não usar o celular ou telefone fíxo, enquanto ele estiver com o carregador ligado na corrente elétrica.
Os acidentes com celular, notebook, tablet e outros são muitos. Os notebooks possuem, atualmente, mesas adicionais para seu uso, pois já causaram queimaduras em adolescentes, que jogando ou em qualquer outra tarefa, foram queimados com ele no colo.
Não se pode esquecer que naquele pequeno aparelho existe uma bateria de lítio, material radioativo, explosivo e que pode contaminar a pessoa.
Então, novamente, lembre-se sempre, mesmo na emergência, não use o celular ou qualquer aparelho que esteja recarregando na energia, na tomada para reabastecimento. Pode ser fatal ou causar sérias queimaduras e machucados, feridas de difícil cicatrização e com sequelas para o futuro. Sem dizem que a perda de dias de trabalho, escola podem ser economizados com apenas 15 a 30m na tomada e depois faz a ligação.
Quando o bateria perder a vida útil, jogue-a fora, e compre outra imediatamente e com selo da anatel, não compre bateria pirata, está colocando sua vida em risco. Ela pode vir vencida e em poucos dias estourar.
Marcelo dos Santos - jornalista - MTb 16.539 SP.SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário