Fio Cruz está na luta pelo projeto de regulamentação de venenos em nossas lavouras, conseguentemente em nossa comida, frutas, verduras, legumes, carnes bovina e de aves. São 29 PLs- Projetos de Leis que tramitam no Congresso, apelidados de "Pacote do Veneno", apenas precisamos lembrar que os maiores fabricantes e comerciantes de agrotóxicos no Brasil, são Monsanto, multinacional norte-americana, dos Rockfeller e a Bayer, multinacional alemã.
A situação é alarmante, todas essas leis querem desmontar o Sistema Normativa que vige no país, que consegue coibir o uso desenfreado, que até pouco tempo, envenenava, até mesmo, os agentes que aplicavam os venenos nas lavouras e causavam várias doenças e a mais mortal e maligna, cânceres.
Mais uma vez os políticos servem a interesses econômicos de empresas que objetivam economizar e maximar seus lucros em detrimento a saúde e ao meio ambiente em geral, matando pássaros, borboletas, abelhas e intoxicando as pessoas.
Quem mascarar e maquear ate no nome, querem mudar de agrotóxicos para fitossanitários, o que não quer dizer nada face o perigo para a natureza em geral, principalmente para o meio ambiente. Para se ter ideia do risco futuro, se a polinizacao de abelhas, borboletas e outros insetos e ate mesmo dos pássaros forem prejudicadas pelo veneno em excesso, grande quantidade e letal, em médio e longo prazo as plantas tendem a morrer e ate mesmo ocorre desertificacao em grandes áreas. A cultura latifundiária e nociva para a terra a longo prazo, um seculo e vamos colher amargos frutos dessa desenfreada matança.
O sub-solo, não escapa, a água, lençol freático. O estrago ambiental e tao grande que agora se faz lei para beneficiar latifundiários do agro negocio e multinacionais do veneno que são proibidos na Europa, nos USA e no Brasil, devido a ganancia e corrupcao de políticos tornam-se leis.
Os Artigos 196 a 225 da Constituicao são desrespeitados pelo texto do relator que não permite qualquer retrocesso ao que esta escrito. Não pode mudar nome, pesticida, agrotóxico e outros são nomes internacionais e usados na Europa e por cientistas. Esse artigos atribuem responsabilidades para diminuir sempre o risco de doenças provocadas por agrotóxicos ou pesticidas.
Leia na integra a redacao
https://agencia.fiocruz.br/sites/agencia.fiocruz.br/files/u34/nt_agrot_pl.pdf

Nenhum comentário:
Postar um comentário