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sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Até que ponto atrasos nos marcos do desenvolvimento são normais?


 
 

Os atrasos mais frequentes na prática clínica, sem relação com nenhuma outra condição de saúde, são de fala e de marcha

São Paulo, 25 de agosto de 2017- Quem é pai ou mãe já deve ter ouvido a afirmação de que cada criança tem seu tempo para atingir os marcos do desenvolvimento, como sentar, engatinhar, andar, falar, desfraldar e se tornar cada dia mais independente. As crianças passam por diferentes períodos de desenvolvimento ao longo da infância graças a diversas mudanças no cérebro, responsáveis pela aquisição de novas habilidades, conhecidas como “marcos do desenvolvimento”.

Segunda Dra. Karina Weinmann, neuropediatra da APAE, do Centro de Genoma Humano da Universidade de São Paulo (USP) e sócia-fundadora da Neurokinder, os marcos do desenvolvimento são determinados geneticamente. Entretanto, outros fatores influenciam no modo como a criança se desenvolve, como os ambientais e os sociais. “Há crianças que andam mais cedo, outras que falam mais tarde e assim por diante. O desenvolvimento infantil é um processo único e depende dos estímulos oferecidos”, explica.

O que é considerado um atraso no desenvolvimento?
O atraso no desenvolvimento é uma defasagem entre a idade cronológica da criança e a idade correspondente às aquisições esperadas. Exemplo: espera-se que a criança aos dois anos de idade já combine duas palavras. Se isso não acontece, já é considerado um atraso. Espera-se que a criança esteja caminhando até os 18 meses, se não o faz também é considerado um déficit no desenvolvimento.

O que pode causar atrasos no desenvolvimento infantil?
Há várias causas para a criança apresentar atrasos em seu desenvolvimento, como o autismo e a deficiência intelectual. Mas, quando não há diagnóstico nenhum que explique essa defasagem, as razões podem ser ambientais e sociais. “Os pais precisam desde cedo conversar com o bebê. A excessiva exposição à televisão ou a aparelhos eletrônicos, como tablets e celulares, por exemplo, pode interferir no desenvolvimento da fala”, diz a neuropediatra.

Segundo Dra. Karina, mães muito ansiosas, que falam pela criança quando percebem que há dificuldade, também podem prejudicar o processo de aprendizado da fala. “Quando a criança apontar para um objeto, deve ser estimulada a falar o nome do mesmo. Os pais devem usar a linguagem normal para conversar com a criança, sem usar a “língua dos bebês” ou diminutivos. Também devem corrigir quando a criança fala errado”, diz.

Quanto à marcha, a ansiedade dos pais e o temor da criança se machucar também podem interferir nessa etapa do desenvolvimento. “Se a criança caiu uma vez ao tentar andar pode se sentir insegura de fazer novamente, por isso cabe aos pais estimular a caminhada até que a criança se torne independente e consiga fazer sozinha. Não tem jeito, nessa fase é preciso ter paciência e coração forte, claro com responsabilidade, mas joelhos ralados e tombos fazem parte”, comenta a médica. 

“É fundamental conhecer as fases do desenvolvimento e o que é esperado em cada uma delas para garantir que a criança alcance seu potencial máximo e também para que os pais percebam, precocemente, se há algum atraso importante que deve ser investigado. É muito importante que os pais procurem ajuda de médicos e fiquem atentos à criança. Vemos que na internet as informações se propagam com muita facilidade e acabam se tornando “verdades” que podem prejudicar o desenvolvimento infantil, cada criança tem seu tempo sim, mas dentro dos marcos esperados”, conclui Dra. Karina.  

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