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sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Projeto Amigo do Peito capacita crianças e adolescentes para o atendimento de emergências cardíacas


Além da necessidade emergencial, o Projeto ainda procura agregar o conhecimento sobre essa área, que já foi abordada em edições passadas do Enem


Dados da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac) revelam que 50% dos casos de parada cardiorrespiratória são presenciados por um adolescente ou criança sem a presença de um adulto. Estes dados somados ao fato de que sete em cada dez paradas cardíacas ocorrem fora do ambiente hospitalar, – na residência, vias públicas ou em lugares de grande concentração de pessoas, – constroem um cenário bastante grave, mas que ainda pode ser minimizado a partir do conhecimento básico de primeiros socorros.
Com o intuito de capacitar a população em geral, e também, o público infanto-juvenil, para agir em situações de emergência, a CUREM – Cursos de Urgência e Emergência criou o Projeto Amigo do Peito. Pioneiro no acompanhamento, capacitação e treinamento de pessoas leigas em práticas de urgência e emergência cardíacas em todo o Brasil, o projeto agora chega às escolas. O ambiente é favorável para aprendizado de ações que visam a prevenção de agravamento de acidentes. Em países como a Finlândia e o Canadá, detentores dos melhores e mais equitários sistemas educacionais do mundo, os primeiros socorros estão na grade curricular dos alunos.
Além da necessidade emergencial, o Projeto ainda procura agregar o conhecimento sobre essa área, que já foi abordada em edições passadas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Parece clichê, mas a criança de hoje é o adulto de amanhã. As crianças e adolescentes são um atalho para mudanças e melhorias, visando um futuro promissor para qualquer país. Tendo isso em mente, o Projeto Amigo do Peito preparou metodologia e materiais especiais para o treinamento, no qual aborda a importância de se estar preparado para salvar vidas em qualquer ambiente ou circunstância”, afirma o médico e diretor da CUREM, Hélcio Levindo Coelho Neto.
O centro de treinamento da CUREM conta com a autorização da American Heart Association, sendo composto por um grupo de médicos com larga experiência em simulação, urgências e emergências clínicas e traumáticas. A implantação do programa na escola tem início com a formulação do treinamento, que deve atender a especificidade de faixa etária e tipos de acidentes a que o público-alvo ou as pessoas com quem os alunos tenham contato estejam propensos. Oferecendo o material e a estrutura, o Projeto necessita apenas da disposição do espaço físico para a execução do curso. Em um primeiro momento, os alunos assistem a vídeos nos quais são apresentadas as situações de urgência e emergência e os modos como eles devem proceder.
Em seguida, colocam em prática o que aprenderam em manequins de tecnologia avançada que simulam o corpo humano, utilizam dispositivo prático para simular uma vítima engasgada e equipamentos médicos, como desfibriladores externo automáticos, tudo para ambientalizar um cenário clínico real. “Nós atendemos à cadeia máxima – médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e demais profissionais e acadêmicos da área da saúde –, e o nosso principal objetivo é estender essa expertise para o conhecimento do leigo, para que ele entenda, de forma simples, como atuar”, explica Hélcio Levindo Coelho Neto.
Dividido em módulos, o curso é ministrado por profissionais e acadêmicos da área de saúde. “Em resumo, queremos que o estudante aprenda com a mão na massa, não tem aula teórica, não ficamos expondo conteúdo no PowerPoint. Nós ensinamos o que é necessário, mas de forma muito direta para que eles façam o direcionamento e o atendimento na prática”, ressalta Neto.
Ao final das capacitações, a escola pode receber o selo Saver ou Premium Saver, por adotar a consultoria periódica da CUREM e manter uma educação continuada por meio de treinamentos de primeiros socorros.

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